mercado de trabalho

Retomada da economia faz crescer a oferta de empregos

Natália Müller Poll

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Marcelo Oliveira (Especial) Na loja de máquinas e ferramentas onde trabalha o vendedor Axciel de Moura Padua (na foto), 24 anos, a qualificação é fundamental. "O mercado pede dinamismo e iniciativa", diz o gerente, Jaderson Teixeira

Depois de amargar um 2020 com saldo negativo de empregos formais, Santa Maria retoma, aos poucos, o cenário anterior à pandemia. Conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, o município tem em atividade, atualmente, 60 mil trabalhadores com carteira de assinada. No primeiro semestre de 2021, foram criados 1,5 mil novos empregos formais. Durante todo o ano passado, haviam sido fechadas 1,4 mil vagas.

Preço da cesta básica sobe, em média, 35% em um ano

Esses desempenhos reforçam sinais de retomada do mercado de trabalho, resultado do avanço da vacinação e do alívio das restrições. Ao todo, no primeiro semestre deste ano, o saldo positivo de 1,5 mil postos ofertados incluem vagas criadas em todos os setores - indústria, construção civil, comércio, serviços e agropecuária.

Os setores que mais empregam são serviços, comércio, construção e indústria (veja no quadro abaixo). Atualmente, com 31 mil empregados, o setor de serviços é o grande destaque em contratação, com saldo de 1.047 empregos formais abertos no primeiro semestre deste ano. O segmento é o que abrange restaurantes, lancherias e hotéis, que foram duramente afetados pelas restrições ao longo de 2020 e parte de 2021.

Asfaltamento da BR-158 trouxe desenvolvimento econômico para a região

No comércio, o quadro também é positivo, com saldo de 173 vagas formais criadas no primeiro semestre. Sinal de retomada dos empregos perdidos para pandemia. No primero semestre de 2020, o comércio fechou 2.527 vagas de trabalho. Naquele início da fase de restrições, que levaram ao fechamento das lojas por um mês na cidade, quase 13 mil trabalhadores foram demitidos.

EXPECTATIVA
O economista Alexandre Reis tem uma opinião positiva e otimista em relação ao mercado de trabalho nos próximos meses.
- Nossa matriz é de consumo. Vimos a pandemia nos tirar várias vagas de emprego e fazer empresários fecharem seus negócios. Felizmente, as coisas já melhoraram muito em relação ao ano passado e tendem a melhorar ainda mais - aponta.

Expointer 2021 conta com 2.820 animais de argola inscritos para provas e julgamentos

Conforme Reis, mesmo que a pandemia ainda permeie o cotidiano, a aceleração da vacinação traz um ganho expressivo aos que buscam emprego nessa retomada econômica, principalmente nos setores de comércio e serviços.

- A indústria também cresce, mas como é um setor que tem mais automação e ainda é afetado pela falta de insumos, acaba perdendo, em relação a quantidade de vagas que os setores de comércio e serviços oferecem. A partir deste ano, estamos, de fato, em uma linha crescente de novas oportunidades de emprego - observa.

No comércio, os sinais da retomada do consumo refletem na abertura de novas vagas de emprego. Na empresa de máquinas e ferramentos de Jaderson Beltrame Teixeira, 41 anos, o movimento aumentou nos últimos meses e exigiu a abertura de novas vagas no setor de vendas. O que falta, segundo ele, é qualificação.

- Já testamos alguns funcionários para a função de vendas, mas nenhum se encaixou ainda. O mercado está pedindo dinamismo e iniciativa por parte do trabalhador. A dica para quem precisa de emprego é que não se limite a ter qualificação, mas, acima de tudo, força de vontade e dedicação - afirma Teixeira.

CDL recebe currículos impressos para vagas de vendedores
Para dar conta do aumento da procura por vendedores no comércio de Santa Maria, a Câmara Dirigentes Lojistas (CDL) promove, até hoje, um mutirão para receber currículos impressos de candidatos às vagas.

Os interessados podem levar o currículo impresso na sede da entidade, ou fazer o cadastro no site da CDL. Nos dois casos, os candidatos irão concorrer aos postos de trabalho que vierem a ser ofertados pelas lojas da cidade.
Mesmo para quem não conseguir levar o currículo impresso até hoje seguirá sendo possível se candidatar a vagas no banco de dados da CDL por meio do site.

PARA SE CANDIDATAR

  • O quê - Mutirão para recebimento de currículos impressos do CDL Emprego de Santa Maria
  • Quando - Até hoje, das 8h ao meio-dia, e das 13h30min às 18h
  • Onde - CDL Santa Maria (Rua Astrogildo de Azevedo, 363, Centro)
  • Informações - (55) 3220-6633 ou no site   

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Em dois dias, CDL recebe cerca de 450 currículos de emprego em Santa Maria

Próximo

CDL recebe currículos impressos nesta quarta e quinta para vendedores do comércio

Economia